Fact Sheet 1 : O Rio Limpopo

You can download the full fact sheet in pdf format. Download it!

You can also download the Adobe Acrobat Reader required to view the pdf file.


Rede de Drenagem

O Rio Limpopo tem uma rede relativamente densa de mais de 20 afluentes e rios, embora a maior parte destes afluentes tenha um regime sazonal ou um fluxo casual. Historicamente, o Limpopo era um rio perene de corrente forte, mas actualmente é considerado um rio perene fraco, cujos fluxos cessam com frequência. Durante os períodos de seca, não apresenta água de superfície ao longo de grandes extensões da sua zona intermédia e mais baixa.

O Rio dos Crocodilos é o maior afluente do Limpopo em termos de área de captação e de volume de fluxo, drenando uma área de 29.600 km_. O Rio dos Crocodilos junta-se ao Rio Marico a cerca de 250 km da sua fonte, para formar o braço principal do rio Limpopo. Contudo, a barragem de Hartbeespoort representa uma grande porção do escoamento superficial da captação total para o Rio dos Crocodilos.

O Rio Notwane é um outro grande e importante afluente do Limpopo. Tem a sua nascente nas bordas do Kalahari, no Botswana, fluindo na direcção nordeste até chegar ao rio Limpopo a cerca de 50 km a jusante da confluência com o Rio dos Crocodilos e Marico. O Rio Notwane tem uma área de captação de 18.053 km_.

Os outros afluentes do rio Limpopo não os rios Bonwapitse e Mahalapswe que nascem no Botswana e fluem principalmente na direcção leste para o rio Limpopo, drenando uma área combinada de captação de 42.090 km. A contribuição destes dois rios ao fluxo do Limpopo é significativamente mais baixa do que a dos afluentes que escoam a partir da África do Sul. Normalmente, estes rios não têm nenhum escoamento de superfície durante os meses de inverno.

Os rios Matlabas, Mokolo e Lephalala são três dos principais afluentes da margem direita numa sucessão a jusante, juntando-se ao Rio Limpopo a montante do medidor de caudais da Propriedade Agrícola Sterkloop/Seleka. Estes rios fluem principalmente na direcção setentrional, drenando uma área combinada de cerca de 36.180 km_. O padrão do fluxo nestes afluentes é muito irregular como resultado da baixa pluviosidade e perdas de transmissão consideráveis. Normalmente, há períodos longos em que não há nenhum fluxo durante os meses de inverno.

Outra grande sub-captação do Limpopo inclui o rio Shashe, que nasce no Botswana, e tem somo seus afluentes os rios Ramokgwebana, Simukwe, Shashani e Tuli. O rio Umzingwani é um outro grande afluente do Limpopo, drenando uma área de captação de cerca de 12.600km.

As outras sub-captações do rio Limpopo incluem os rios Lotsane, Motloutse, Bubi, Nzhelele, Sand, Mwenezi, Olifants, Luvuvhu, Shingwedzi, Letaba, changane e Mogalakwena.


Any comments or queries about the content of this page, contact cep@sardc.net
Comments and queries regarding the page itself, contact the Web Applications Developer