Home   |    Contate-nos   |    Arquivo   |    Sócios   |    Econômico   |    SARDC
HOJE Vol 9 No. 4, Outobro 2006
Procure os artigos da SADC TODAY    
O Primeiro Ministro Pakalitha Mosisili é o actual presidente da SADC

O PRIMEIRO MINISTRO do Lesotho, Pakalitha Bethuel Mosisili, é o actual presidente da SADC para o mandato 2006/07. Ele substituiu o presidente Festus Mogae do Botswana que liderou à região desde Agosto de 2005.

Nascido a 14 de Março de 1945, Mosisili, é Primeiro Ministro do Lesotho desde 29 de Maio de 1998 quando pela primeira vez liderou o seu partido, Congresso do Lesotho para a Democracia (CLD), a uma vitória quase total nas eleições.

É membro da Associação das Línguas Africanas da África Austral e da Sociedade Pedagógica da África Austral, e contribuiu significativamente para o desenvolvimento das línguas africanas na região da SADC.

Começou como um professor assistente no princípio dos anos 70, tendo se tornado mis tarde num docente de línguas africanas em várias instituições do ensino universitário na região, incluindo a Universidade Nacional do Lesotho, e a Universidade de Fort Hare, de Transkei e de Zululand, todas na África do Sul.

Mosisili foi eleito como membro do parlamento para o círculo eleitoral Nek do Qacha em 1993 e tomou posse como Ministro da Educação e Formação, Desportos, Cultura e Juventude, que mais tarde passou a chamar-se Ministério da Educação e Desenvolvimento da Força de Trabalho.

Foi nomeado vice Primeiro Ministro em Fevereiro de 1995 e mais tarde tornou-se o Ministro responsável pelos assuntos internos e governo local, posição que manteve até as eleições gerais de 1998.

Ele lidera a Troika da SADC numa altura em que a África Austral está a gozar de uma paz e estabilidade política relativas com registo de alguns sucessos na frente económica.

A estabilidade política retornou à Angola, à República Democrática do Congo e à Moçambique, estando estes países a conduzir a ressurreição da economia da SADC nos passados cinco anos.

O vice de Mosisili é o presidente Levy Mwanawasa da Zâmbia. A Troika da SADC para os próximos 12 meses inclui estes dois líderes e o presidente cessante, Presidente Festus Mogae do Botswana.

A República Unida da Tanzânia irá presidir o Órg ã o sobre Cooperação em Política, Defesa e Segurança no próximo ano, com Angola como vice. Namíbia, a presidência cessante, completa o Órgão da Troika. 

Este artigo pode ser reproduzido com crédito ao autor e ao publisher.

SADC TODAY, SARDC, P.O Box 5690, Harare, Zimbabwe.  
E-mail: sadctoday@sardc.net

 
SADC Today
Alguns comentários ou perguntas sobre o índice desta página, contato sadctoday@sardc.net
Comentários e perguntas a respeito da página próprios, contate Web Applications Developer.