Home   |    Contate-nos   |    Arquivo   |    Sócios   |    Econômico   |    SARDC
SADC HOJE Vol 8 No. 4, Outubro 2005
Procure os artigos da SADC TODAY    
Tomáz Augusto Salomão O novo Secretário Executivo da SADC largamente respeitado na região

O NOVO Secretário Executivo da SADC, Tomaz Augusto Salomão, é um antigo ministro do plano e finanças em Moçambique que é bem conhecido e respeitado na região.

A sua nomeação foi anunciada em Agosto, na Cimeira da SADC, e tomou posse do seu novo posto em Gaborone a 1 de Setembro.

Economista de profissão, Salomão, 51, fez significativas contribuições para o desenvolvimento do seu país e da região, desempenhando carg os nacionais seniores por 22 anos.

Ele foi mais recentemente o Ministro dos Transportes e Comunicações, de 2000-04, e também assumiu carg o s internacionais como de presidente do comité de ministros da União Africana encarregue no desenvolvimento das TICs, em 2003-04, e presidente do Comité dos Transportes e Comunicações da SADC (SATCC), em 2000-02.

Ele foi Ministro do Plano e Finanças em 1994-99, durante o período da reconstrução em Moçambique, após o acordo de paz.

Durante o mesmo período, serviu como governador por Moçambique junto do Banco Africano de Desenvolvimento, Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial.

A sua carreira no governo iniciou como Secretário de Estado para aDefesa Nacional, em 1983-89. A partir deste posto foi escalando degraus, tornando-se Vice-Ministro do Plano e finanças, em 1990-94.

Antes da sua nomeação para a SADC, Salomão era deputado da Assembleia Nacional (Membro do Parlamento) emMoçambique, após as eleições de Dezembro passado. Na sua candidatura para o posto, Salomão comprometeu-se a “continuar a implementação dos vectores angulares das nossas organizações , nomeadamente o Plano Indicativo Estratégico de Desenvolvimento Regional (RISDP), o Plano Indi cativo Estratégico para o Órgãosobre Cooperação em Políticas, Defesa e Segurança, e outro s instrumentos chave, no quadro da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD)”.

Durante o seu mandato como ministro dos transportes, Salomão liderou a bem sucedida re e s t ruturação dos portos e caminhos de ferro, contribuiu para a modernização da infraestrutura, incluíndo os portos, e liderou o bem sucedido p rograma de reforma das telecomunicações, dirigido à modernização e competitividade.

Outros feitos incluem o re forço da capacidade técnica do órg ã o nacional regulador das telecomunicações, aprovação de uma nova política e lei de telecomunicações, e o licenseamento de uma nova operadora de telefonia móvel, facto que reforçou o ambiente competitivo bem como melhorar a qualidade dos serviços prestados .

Salomão recebeu a sua formação académica em Moçambique, tornando-se contabilista certificado em1972. Ele obteve o grau de Bacharel em Economia em 1976, e em 1990 alcançou o seu Mestrado em Economia pela Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, onde também leccionou economia.

Ele é candidato a doutoramento em economia na Universidade John Hopkins, nos EUA. O novo Secre tário Executivo da SADC nasceu a 16 de Outubro de 1954 em Inhar rime, província de Inhambane em Moçambique. 

Este artigo pode ser reproduzido com crédito ao autor e ao publisher.

SADC TODAY, SARDC, P.O Box 5690, Harare, Zimbabwe.  
E-mail: sadctoday@sardc.net

 
SADC Today
Alguns comentários ou perguntas sobre o índice desta página, contato sadctoday@sardc.net
Comentários e perguntas a respeito da página próprios, contate Web Applications Developer.