Mozambique
Estimativa dos IDHs provinciais Capítulo 2 Casa

Denominadores diferentes

Ao procederem à desagregação provincial do IDH, os autores deste relatório depararam-se com um dilema metodológico relativamente à selecção de um denominador comum de rendimento per capita. Por um lado, poderia-se ter procedido ao cálculo do PIB per capita em dólares recorrendo à taxa de conversão baseada na paridade do poder de compra utilizada no índice nacional.

Esta opção permitiria a comparação dos índices provinciais com os índices de outros países mas, devido à fragmentação de economia moçambicana, o recurso a uma taxa de conversão única para todas as províncias poderia introduzir uma elevada margem de erro que inevitavelmente nos afastaria da realidade que pretendemos captar e comparar nos índices.

A alternativa seria utilizar os PIBs per capita na moeda nacional de forma a evitar a distorção dos resultados obtidos. Por entendermos ser mais relevante e pertinente a comparação entre províncias e regiões dentro de Moçambique, recorremos portanto ao cálculo dos índices provinciais com base no PIB per capita em meticais. Logo, os resultados provinciais aqui analisados _não poderão ser comparados com os de _outros países.

Por último, importa referir que os valores mínimos e máximos utilizados no cálculo dos índices anuais do PIB per _capita foram pela primeira vez ajustados anualmente recorrendo ao deflator do PIB e tomando 1996 como o ano base.


| SARDC | Eduardo Mondlane University | UNDP |
© UNDP 2000